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        Finalmente estou na reta final, vamos mostrar passo a passo como instalalei a pedaleira e o servo-freio do Opala, comprei tudo na Josewal, lá o pessoal é super atencioso, e sempre que for preciso, o mecânico que trabalha lá dá as dicas............http://www.josewal4x4.com.br. (essa forma é como eu fiz o meu, não quer dizer que é a melhor ou a mais correta, e lembre-se o meu motor é o BF-161, para outros motores deve-se verificar a nova posição da pedaleira e do servo-freio.)




Fiz um gabarito para não correr o risco de fazer a parede corta fogo uma peneira, nessa hora tem que tomar cuidado e verificar no lado do motor se tem alguma coisa que não vá atrapalhar. O meu Jeep tem motor 6 cil original então pude encostar mais para perto do motor e não foi necessário alterar a pedaleira, apenas acentuei a curva que já existe no pedal de freio para desviar da coluna de direção.


Tudo riscado, é só cortar e furar,





Coloquei a pedaleira e do lado do motor uma chapa medindo aproximadamente 20cm de largura por 16cm de altura serviu de reforço para não forçar a parede corta fogo distribuindo melhor o peso, e é só fixar as porcas.


Ponha a chapa do reforço no lugar, posicione o servo-freio e fixe os parafusos, (esses parafusos rosqueiam na própria pedaleira, formando tudo um grande sanduiche)





Monte o conjunto de bucha no cabo de embreagem


Instale todo o conjunto em seu lugar


e fixe o anel de trava na parte que fixa na ponta do pedal de embreagem, esse lado do cabo forma um "L" 90º foi necessário acentuar mais esse ângulo, (fechando mais) para não forçar e escapar o anel de trava.


Foi necessário elevar um pouco o pedal da embreagem para poder ter curso de pedal, pois encostava no assoalho e não acionava a embreagem, então fiz dois cortes na parte traseira e soldei, mantendo a parte da frente inteira para não perder a resistência e quebrar.


para fixar a haste do servo freio e elevar um pouco o pedal em relação ao assoalho troquei o lado da fixação da porca que segura a haste do servo freio


Fixe a forquilha na haste que sai do servo freio, e após isso fixe-a com o parafuso de aço 3/8 no pedal do freio


do lado do compartimento do motor encaixe a outra ponta do cabo de embreagem no suporte que já deve estar fixado no lugar do cilindro mestre original(fornecido pela Joseval 4X4)







Continua...........