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        Este motor foi pioneiro pois foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil na fábrica de motores da Willys Overland do Brasil S. A. inaugurado em 07/03/1958 em São Bernardo do Campo/SP. O bloco era fundido pela Willys na cidade de Taubaté/SP. Segundo uma propaganda da Rural Willys de 1959 o motor BF-161 é "Eficiente e econômico. Válvulas de admissão na cabeça. O primeiro motor a gasolina produzido no país". O motor Willys BF-161 é um motor de 6 cilindros com cilindrada de 2638cm3 (161 pol3) que equipou a maioria das Rural Willys, Pick-Up e Jeep Willys fabricados no Brasil de 1958 a 1975. Tem potência de 90Hp a 4.400 rpm com torque de 18,67 Kgm a 2.000rpm. Uma peculiaridade deste motor é que o cabeçote e o coletor de admissão formam uma peça única em ferro fundido. Este motor é baseado no motor Willys 685 ou "hurricane" reprojetado pelo engenheiro Barney Ross nos EUA e lançado inicialmente nos automóveis de passeio Willys Ace e Willys Eagle nos EUA em 1952. Este motor é resultado de aperfeiçoamentos e aumentos de potência dos motores Willys 4 cilindros das decadas de 30 e 40 dos quais herdou a arquitetura básica. É um dos menores motores de 6 cilindros fabricados e a cilindrada é equivalente a alguns motores de 4 cilindros. As válvulas de admissão estão localizados no cabeçote e a válvulas de escapamento estão no bloco do motor. O eixo comando de válvulas lateral é acionado por engrenagens. Todos os parafusos e medidas deste motor são do sistema americano em polegadas. O motor BF-161 equipou também os Aero Willys fabricados no Brasil de 1960 a 1962 antes da introdução do motor Willys 2600 com dois carburadores em 1963. Os primeiros motores no início da decada de 60 tinham a palavra "HURRICANE" gravado no ferro fundido do coletor de admissão. Uma das características deste motor é a suavidade de funcionamento e a ausência de barulho ou trepidações. O bom torque em baixa rotação deste motor supera os motores Ford de 4 cilindros. Nas decadas de 60 e 70 este motor foi utilizado também em empilhadeiras a gás, embarcações, geradores e motobombas. Na Rural este motor normalmente é pintado de fábrica na cor vermelho.



Característica do Motor
  BF-161
Combustível Gasolina
No Cilindros 6
No Carburadores 1
Cilindrada 2638cm3 (161pol2)
Diâmetro cilindros 3-1/8"
Curso dos pistões 3-1/2"
Taxa de compressão 7,6:1
Ordem de Inflamação 1-5-3-6-2-4
Potência Máxima 90 HP a 4.400rpm
Torque Máximo 18,67 kgm a 2.000rpm
Marcha lenta 575 a 600rpm
Temperatura Normal 70 a 80oC
Avanço inicial 5o APMA a 600rpm
Lubrificante SAE 30, 20W-40, 20W-50
Capacidade Carter 6 litros
Cap. Arefecimento 10,4 litros
Anos de Fabricação 1958 a 1975/76